A trajetória de John Endriw Gregory no Grupo Herval é marcada por crescimento acelerado, paixão por tecnologia e capacidade de transformar desafios em oportunidades de inovação. Desde seu início, como assistente de depósito, até sua posição atual, como analista implementador na HT, ele demonstra como dedicação e um olhar para a melhoria contínua podem moldar uma carreira de sucesso.
O começo no Centro de Distribuição e a descoberta da HT
Antes de entrar no Grupo Herval, John trabalhava com TI, atendendo pessoas físicas de Dois Irmãos. Porém, ao saber de uma vaga na empresa, resolveu tentar um novo ramo, sobretudo diante da possibilidade de maior estabilidade do regime CLT. Assim, John começou sua trajetória no Grupo Herval em 21 de janeiro de 2019 – dia do seu aniversário, como assistente de depósito no Centro de Distribuição (CD). Aliás, a experiência de seu primeiro dia foi um “choque”, pois a visão interna da empresa era muito mais abrangente do que a percepção externa. “Quando a gente entra aqui dentro e conhece, de fato, tudo que a empresa faz, é outra realidade”, avalia.
Depois de oito meses, uma nova oportunidade surgiu para ele, justamente no departamento de integração da HT Solutions. Durante o processo seletivo, incluindo uma entrevista com o gerente da época, Lucas Camassola, John confessou não saber exatamente o que a HT fazia. Mas reforçou que tinha certeza de seu amor pela informática. “Eu amo trabalhar com informática, sempre gostei”, comenta, enfatizando sua paixão pela área que exige constante atualização e busca por conhecimento.
De assistente a analista implementador na HT Solutions
Como assistente de implementador da HT, John rapidamente demonstrou seu potencial. Assim como em sua primeira posição no Centro de Distribuição, ficou apenas oito meses no cargo e já foi promovido. Mas esse rápido avanço foi impulsionado por uma situação desafiadora. Afinal, um colega precisou se ausentar por 60 dias para uma cirurgia, e John teve apenas 23 dias para aprender todo o fluxo da integração. Não só ele conseguiu absorver o conhecimento necessário, mas também viu uma oportunidade para otimizar os processos existentes. Com liberdade de atuação, John ajudou a melhorar todos os processos de sua área e, desde então, continua aprimorando-os. Hoje, como analista implementador, ele é uma das principais referências para os processos de integração.
Desafios e conquistas que marcam a trajetória
Segundo John, o mundo da TI como um constante aprendizado, onde cada nova situação no cliente é um desafio diferente do que se estuda inicialmente. Logo, sua carreira é pontuada por momentos de desafio e inovação.
Para ele, um dos momentos mais marcantes foi uma entrega pré-edital em Curitiba, que exigiu uma logística complexa e velocidade extrema. Em um prazo de 24 horas, John viajou para São Paulo, onde se encontrou com um colega que trouxe equipamentos do Espírito Santo. Então, juntos, passaram a madrugada montando e atualizando equipamentos no hotel.
Além disso, John também precisou convencer um comissário de bordo a embarcar levando consigo um monitor valioso para o edital, evitando os riscos de avaria ou extravio no despacho. Desse modo, John e o colega conseguiram chegar para a entrega 30 minutos do prazo final. Como resultado, o Grupo Herval ganhou parte do edital, entregando cerca de 600 notebooks.
Inovação e aprendizado a partir dos Chromebooks
Outra grande conquista da jornada de John foi a entrega de 60 mil unidades de Chromebooks em apenas 27 dias. Para isso, o projeto exigiu um esforço coletivo notável, com a união de diversos setores da HT — desde a equipe de TI até o próprio pessoal de compras e licitações. “Foram 60 mil unidades que a gente abriu, configurou, guardou, lacrou dentro da caixa, leu serial, embalou e enviou para o cliente”, orgulha-se.
A experiência com os Chromebooks também destacou a capacidade de inovação de John. Afinal, em uma entrega anterior de outras 60.000 unidades – porém, em oito meses –, ele desenvolveu um processo usando Arduino para automatizar a configuração. Com isso, possibilitou que qualquer pessoa com habilidades básicas (abrir um computador, plugar um pendrive) pudesse realizar a tarefa. Desse modo, viabilizou a contratação de 14 pessoas terceirizadas pelo período dos oito meses. Aliás, sem essa tecnologia, nem a entrega em 27 dias teria sido possível.
Inspirações e o espírito de família do Grupo Herval
Para John, seu coordenador Gilmar é uma grande inspiração e com quem compartilha não apenas assuntos de trabalho, mas também de vida pessoal. Já em termos de conhecimento técnico, ele destaca Aury como uma grande referência. Sobretudo por seu nível de certificações. Além disso, ao definir o Grupo Herval com uma única palavra, menciona “Família”. Especialmente em função da união e no apoio mútuo entre os setores em momentos de alta demanda. Como, por exemplo, durante a entrega dos Chromebooks, quando pessoas de diversas áreas vieram para ajudar.
Impacto pessoal e profissional
Conforme John, o Grupo Herval fez uma diferença significativa, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Além de adquirir um vasto conhecimento técnico, ampliou suas habilidades, passando de atendimento a pessoas físicas para empresas com CNPJ. Também conquistou certificações do Google, HPE e HP, e agora busca a certificação Apple para atender todo o portfólio B2B. Para completar, a empresa o levou a novos patamares pessoais. Logo em sua primeira semana na HT, ele realizou sua primeira viagem de avião, a trabalho para São Paulo.
O futuro: crescer e aprender constantemente
Para o futuro, John projeta continuar crescendo dentro da HT Solutions, sempre em busca de mais conhecimento. “Eu não paro, estou todos os dias aprendendo alguma coisa. Então, para mim, isso é muito importante”, destaca. Aliás, sua trajetória reflete o dinamismo e as oportunidades de crescimento que o Grupo Herval oferece aos colaboradores.


