Fundada em 2010, a iPlace foi a porta de entrada de Irani Josemar Maciel no Grupo Herval. Quando ingressou na operação, em 2011, a marca ainda dava seus primeiros passos, com apenas sete lojas – entre elas, a iPlace Florianópolis, onde ele iniciou sua trajetória como gerente da unidade. Com produtos de alto valor agregado, a empresa representava tanto um desafio quanto uma oportunidade promissora de expansão.
Hoje, mais de uma década depois, Irani atua como gerente nacional de varejo da iPlace, lidera times em todo o Brasil e contribui diretamente para capítulos importantes da história de crescimento do Grupo Herval. Aliás, sua trajetória reflete não apenas conquistas profissionais, mas também uma profunda admiração pela cultura organizacional, pelos valores e pelo legado da empresa.
Uma escolha consciente, um projeto de vida
Antes mesmo de aceitar o desafio, Irani fez o que poucos fazem: pesquisou, estudou o mercado e mergulhou nos princípios do Grupo Herval. Desse modo, sentiu-se ainda mais atraído pela solidez e diversificação nos negócios. Mas, segundo ele, o que mais lhe chamou a atenção foi a missão do grupo: dar o próximo passo após sentir a firmeza do passo anterior. “Então, o que eu percebi foi uma oportunidade de fazer carreira, de construir uma história em um grupo sério”, relembra.
Família empreendedora: um conceito que inspira
Para Irani, o Grupo Herval não é uma empresa familiar e, inclusive, ele diz não gostar desse conceito. “É muito mais como uma família empreendedora, uma grande família empreendedora, e a gente percebe isso pela diversificação dos negócios que ela tem”, avalia. Logo, na visão de Irani, foi justamente essa mentalidade empreendedora da família que fez o Grupo Herval conseguir diversificar tanto os negócios e crescer do modo que cresceu.
Ou seja: com visão de longo prazo, mentalidade aberta para inovação e forte senso de responsabilidade social. “Eles reinvestem mais de 90% do lucro na própria empresa. Isso não é só gestão. É missão.” Essa forma de pensar e agir reforça seu orgulho de fazer parte de um grupo que está sempre em movimento, crescendo de forma sustentável e responsável.
Expansão e reconhecimento
Desde os primeiros dias na iPlace, a conexão com a marca e com o Grupo Herval se mostrou intensa e genuína. Em pouco tempo, Irani passou de gerente de loja a responsável pela expansão no Norte e Nordeste, abrindo as primeiras unidades em regiões onde o Grupo Herval ainda não tinha atuação.
Com cinco lojas, das quais 4 foram consideradas as melhores da rede, Irani foi reconhecido como gerente regional destaque da época. “Ganhei um iPhone 5S, que não funciona mais, mas está na minha prateleira como um troféu”, orgulha-se.
Depois disso, veio a grande expansão, quando a iPlace abriu 59 lojas em um ano. Aliás, inaugurando mais de uma loja por semana. Para ele isso foi uma verdadeira maratona e um grande aprendizado. Em seguida, Irani foi convidado para ser gerente de varejo nacional, liderando 13 gerentes regionais em todo o Brasil.
Um legado que segue em frente, dentro e fora de casa
Outro marco na trajetória de Irani é a chance de impactar positivamente a jornada de outras pessoas – algo que ele valoriza profundamente. Inclusive, a cultura de aprendizado e compartilhamento, tão presente no Grupo Herval, é um dos aspectos que mais admira.
Muitos dos atuais gerentes regionais da iPlace cresceram sob sua liderança, e acompanhar a evolução desses profissionais é, para ele, motivo de orgulho e sinal de um legado construído com propósito. “Eu sei que sou um modelo para o meu filho, e nada me motiva mais que desenvolver outras pessoas”, diz.
Aliás, ver seu filho, hoje com 17 anos, iniciar como Joven Aprendiz no Grupo Herval é mais um símbolo dessa história. “Quando eu entrei, ele tinha três para quatro anos, viu todo esse crescimento e inspiração, me orgulho muito de saber que está seguindo a história”, reforça.
Desafios que fortalecem
Entre os muitos desafios enfrentados, Irani destaca a pandemia como um momento marcante: “Nenhum MBA prepara você para aquilo.” Afinal, a capacidade de liderar com empatia e foco em preservar vidas e empregos foi testada ao extremo. Mas com resiliência e espírito de equipe, foi possível atravessar aquele período.
Diante disso, reuniões semanais, foco em saúde mental, estratégias de adaptação e união foram pilares dessa fase. Como resultado, formou-se um time mais forte, mais unido e ainda mais comprometido com a missão da empresa.
Mais do que uma carreira: uma história construída a muitas mãos
Conforme Irani, apesar de o bem tangível ser mais fácil de mencionar, é o intangível que traz valor à sua trajetória. “O que o Grupo Herval me proporcionou em crescimento pessoal, cultural, expansão de horizontes, conhecimento de outros mercados; isso é tempo de vida. Então, sou muito grato por essa oportunidade transformadora”.
Para o futuro, Irani deseja contribuir e construir ainda mais, quem sabe, como diretor comercial e, assim, deixar sua marca. “Eu sou muito orgulhoso de fazer parte dessa história; isso é um pouco do meu legado também, dentro do Grupo Herval e da iPlace”. Sem dúvidas, legado é a palavra que define a empresa para Irani. “Cada um de nós se sente um pouco dono do Grupo Herval e é isso que eles querem. Não só pela dor, que atua na perda, mas no amor de dono, que atua na construção, que faz crescer e perpetuar”, declara.