Gerci Feiten: três décadas de dedicação, coragem e propósito

Não são 30 dias! São 30 anos de história no consórcio, e 33 anos de trajetória com o Grupo Herval. Ou seja: uma vida inteira de entrega, superação e amor pelo que faz. Assim, Gerci Wermuth Feiten começou sua caminhada, em 2 de agosto de 1992, na ainda Lojas Herval (taQi), de Sapiranga. “Sempre fui boa vendedora e quando o consórcio foi fundado, eu estava junto, porque ele nasceu na loja, né?”, destaca. 

Além de uma carreira profissional, Gerci também encontrou no Grupo Herval um parceiro de vida. “Em 93, através da Herval, eu conheci o meu marido. Então começamos a namorar e em 95, quando nos casamos, vim morar aqui (em Dois Irmãos).” Com isso, a expectativa era a de ser transferida para a lojas Herval da cidade. No entanto, com seu bom desempenho nas vendas do consórcio, ela foi convidada para auxiliar na organização do arquivo da HS. 

Crescimento e transformação

Mesmo sem ter muita ideia de como atuar na parte administrativa, Gerci aceitou o desafio. “Quando eu terminava de organizar o arquivo, perguntava se poderia ajudar em algo mais e, assim, fui indo”. Conforme ela, tudo era feito manualmente, pois ainda não havia computador na empresa. “Tínhamos que datilografar os contratos, as contemplações, os cheques de pagamento, fazíamos as comissões, as cobranças… Então, o negócio começou a crescer e eu continuei ali”, recorda.

Assim Gerci aprendeu, cresceu, enfrentou o novo e descobriu sua nova paixão: o setor financeiro. “Meu chão é o financeiro, e estou nessa área até hoje”, diz com orgulho. Ou seja, a trajetória de Gerci foi marcada por resiliência e adaptação e, desde o início, acompanhou a evolução da empresa. Afinal, ela viu a HS sair de uma pequena sala dentro do depósito para se tornar a maior administradora independente do Brasil. 

Desafios que moldam caráter

Durante mais de três décadas, Gerci viveu diversos momentos marcantes no Grupo Herval. Como a chegada da informática, quando tudo mudou — e ela mais uma vez aprendeu, se reinventou. “Foi desafiador, a gente precisou crescer junto com a empresa, se acostumar com o novo, buscar outras formas de trabalho. Mas tudo veio para melhorar”, afirma.

Mais recentemente, outros desafios também trouxeram reflexos à vida pessoal e profissional de Gerci. Como a pandemia de covid-19, em 2020, e as enchentes de maio de 2024, que impactaram a comunidade como um todo. Também entre as duas situações, em 2021, uma auditoria do Banco Central exigiu trabalho árduo, análises profundas e esforço coletivo. “Foi um trabalho conjunto do setor financeiro com a contabilidade e uma consultoria que nos deu suporte para provarmos ao Banco Central que tudo estava sendo feito corretamente”, reforça. 

União, empatia e valorização

Apesar do momento de tensão diante de uma auditoria, todo o levantamento serviu para impulsionar o crescimento da HS Consórcios. “Assim, conseguimos superar isso com sucesso, pois nossas operações estavam todas corretas”, garante Gerci. Diante disso, ela conseguiu ampliar seu conhecimento sobre diversos processos e ver a importância de entender cada tarefa realizada. “Sempre tenho o hábito de analisar o que e por que estou fazendo, de onde vem e para onde vai isso.” Afinal, segundo ela, não se pode repetir processos sem pensar. “Se está errado, precisa ser questionado.” 

Reconhecimento, orgulho e inspiração

Em 2016, Gerci recebeu o Centurião, reconhecimento dado a colaboradores que se destacam por sua dedicação e excelência. Para ela, esse marco é um símbolo de que seus esforços são vistos. Já em seu jubileu, foi agraciada com um anel que também honrou sua história com o Grupo Herval. 

Ao mesmo tempo, Gerci é referência para os colegas. “Quando um dos nossos supervisores me liga e diz ‘Gerci, coloca a tua supercapa e me ajuda’, isso é gratificante”. Aliás, com firmeza e ética, ela construiu uma reputação sólida na empresa. “No financeiro, é preciso dizer muitos ‘nãos’, mas também saber a hora de dizer sim. Ter pulso firme, mas olhar com empatia.”

Como inspiração, ela cita o CEO do Grupo Herval, Agnelo Seger. “Por vermos o que era o grupo lá atrás e o que é hoje; o seu Agnelo tem o respeito das pessoas, dos funcionários, da comunidade, ele é um exemplo”.

Pilar de um legado

Assim como Gerci, seu marido, com quem é casada há 30 anos, também atua no setor financeiro do Grupo Herval. Apesar de atuarem em empresas distintas, ela fala com carinho da parceria de vida e trabalho. “Nosso compromisso é com a responsabilidade. Cada centavo que passa por nós tem que estar certo. Não tem margem para erro.”

Para ela, o sucesso do Grupo Herval é fruto de resiliência, inovação e pessoas comprometidas. “Quando entrei, a taQi tinha 9 lojas. Hoje, olha a potência que se tornou. O sucesso é a palavra que resume tudo.”

E o que move a Gerci?

Simples: amor pelo que faz. “Sou feliz no que faço. Amo meu trabalho. Espero continuar contribuindo muito.” Seu sonho? Continuar viajando, aprendendo, crescendo. “Trabalhar com seriedade, honestidade e respeito. E viver.”

Aliás, Gerci é daquelas profissionais diferenciadas, que fazem tudo como se fosse o próprio dono da empresa — com zelo, com verdade, com propósito. Logo, ela é parte viva da história da HS Consórcios, um exemplo de como comprometimento e paixão constroem legados. E inspiram o futuro.