Com 16 anos, Sabrina Schaefer deu início a sua trajetória no Grupo Herval. Ainda no ensino médio, ela buscava uma oportunidade de estágio e encontrou na H Química uma vaga que acabou moldando o futuro de sua carreira profissional. Hoje, 22 anos depois, a coordenadora de laboratório relembra momentos cruciais dessa jornada. Então, a seguir, acompanhe e inspire-se com mais uma história de dedicação, evolução, pertencimento e união no Grupo Herval.
O início e o despontar no Grupo Herval
Segundo Sabrina, a escolha pelo Grupo Herval, em dezembro de 2022, foi estratégica. Ao mesmo tempo em que o setor calçadista oferecia muitas oportunidades, a instabilidade do mercado fez a jovem ponderar diferentes alternativas. “Até passei em outras entrevistas em empresas do ramo do calçado e optei pela Herval justamente porque ela estava começando a despontar”, comenta.
Assim, ela começou a atuar na parte administrativa do laboratório da H Química, focada na documentação para a certificação ISO 9001, uma área mais burocrática. Mesmo porque, em função de sua idade, na época, ela ainda não podia manusear produtos químicos no laboratório. Logo nos primeiros dias, Sabrina conta que foi surpreendida pela grandiosidade do Grupo Herval e pelos processos da indústria.
Além da receptividade dos colegas, o que mais chamou a atenção de Sabrina foi conhecer a espumação contínua. “Aquela produção grande, funcionando, para mim, foi o mais impactante na época.”
Uma trajetória de carreira no laboratório
Mesmo começando como estagiária e sendo contratada inicialmente na parte administrativa, Sabrina dedicou toda a sua carreira a um único setor: o laboratório. Lá, ela passou por todas as etapas, atuando como auxiliar, técnica de controle de qualidade, analista de pesquisa e desenvolvimento, até alcançar a coordenação. “Mudou completamente o que eu pensava para mim de futuro. Me formei engenheira química, também sou engenheira de segurança do trabalho, pois acabei me dedicando para a área em que eu estava.”
Para Sabrina, o Grupo Herval foi fundamental em suas conquistas. “Tudo que eu estudei, tudo que eu conquistei, como eu trabalhei a minha vida inteira aqui praticamente, né? Então todas as minhas conquistas vieram a partir daqui”, afirma.
Testemunhando a expansão do Grupo Herval
Ao longo de mais de duas décadas, Sabrina presenciou de perto a evolução exponencial do Grupo Herval. Inclusive, ela recorda de quando boa parte da estrutura da empresa ainda era estoque de madeira e, de repente, começou a construção do Centro de Distribuição. “Primeiro aquele prédio de 18 mil metros quadrados do CD, que todos comentavam que seria enorme, então, depois veio o CA, com mais de 50 mil metros quadrados”, compara.
Mas a expansão do Grupo Herval não se limitou à infraestrutura, também abrangeu a criação de novos negócios, como a iPlace, a H.Lar, a HS Financeira… “Então são coisas que foram passando e realmente cresceu muito a empresa nesse tempo todo, em todos os sentidos, né?”
Desafios e o espírito de união
A trajetória de Sabrina foi marcada por diversos momentos em que o espírito de união do Grupo Herval se mostrou essencial. Como, por exemplo, a pandemia de COVID-19, com sua incerteza e necessidade de adaptação. No entanto, um dos marcos mais impactantes e um verdadeiro teste de superação foi a enchente de 2023. Nesse período, a água chegou a 1,50 m dentro do prédio onde ela trabalha, atingindo laboratórios e produção.
Conforme Sabrina, a resposta do time foi imediata e inspiradora. “Foi um momento que realmente as pessoas pegaram junto, teve comprometimento, teve ajuda, teve energia e disposição para que as coisas voltassem a acontecer”. Aliás, a urgência era ainda maior na H Química, um negócio B2B. “Se a gente não entrega, nosso cliente para”. Assim, a dedicação permitiu que, em poucos dias, as operações fossem retomadas para atender aos clientes.
O valor das relações humanas
Além da produtividade e do crescimento, o que mais chama a atenção de Sabrina no dia a dia da empresa é o comprometimento das pessoas e a amizade que se estabelece. Ela destaca que famílias inteiras trabalham no Grupo Herval, e os laços se estreitam ao ponto de criar relações duradouras. “Tenho amigos aqui de dentro que são meus compadres hoje”. Para ela, isso é algo muito humano dentro de um ambiente em que normalmente se prioriza a produtividade.
Sonhos para o futuro e um sentimento de pertencimento
Olhando para o futuro, Sabrina deseja que o Grupo Herval continue avançando e crescendo de forma honesta. Se pudesse descrevê-lo em uma única palavra, seria pertencimento. “Pois acabamos nos engajando, interagindo, tendo amizades e vendo que pertencemos para aquele lugar e aquilo acaba sendo uma escolha para ti.”
A história de Sabrina é mais um relato de como o Grupo Herval não é apenas um local de trabalho, mas um espaço de crescimento pessoal e profissional, onde os desafios são superados com união e um profundo senso de comunidade.